Norma ISO 39001
As normas são instrumentos extremamente importantes para as organizações, sejam elas privadas ou públicas. Além de melhorar e padronizar os processos internos, essas regulamentações também podem ajudar a sociedade e os cidadãos.
Uma das normas que tem como foco a população e o tráfego rodoviário é a ISO 39001. Entenda mais sobre essa regulamentação, conheça os seus principais benefícios e como aplicar essa normalização nas empresas.
O que é a Norma ISO 39001?
Essa Norma foi criada em 2012, mas foi traduzida para o português apenas 3 anos depois, em 2015. Seu principal objetivo é estabelecer diretrizes para o Sistema de Gestão da Segurança Viária.
A função dessa normalização é fazer com que as empresas tenham um plano de resposta, caso haja algum acidente. Ou seja, os funcionários da corporação precisam saber quais ações tomar em caso de sinistro.
Essa norma ainda prevê a adoção de tecnologia embarcada, o treinamento e conscientização dos condutores, além do mapeamento e definição das rotas, indicando ao motorista qual via é mais segura e qual via é mais propensa a acidentes.
Quais os principais benefícios dessa norma?
A Norma ISO 39001 soma uma série de vantagens. Abaixo estão alguns desses principais benefícios:
- Redução de acidentes no trânsito;
- Queda no número de multas;
- Consequente diminuição dos custos empresariais.
Algumas empresas já se adequaram a essa norma e conseguiram reduzir em 90% os acidentes de trânsito. Além disso, as corporações ainda reduziram o volume de multas em mais de 60%.
Toda essa queda reflete financeiramente nas empresas, além de garantir mais segurança à vida dos motoristas. Também vale ressaltar que essa normalização traz mais credibilidade à imagem das corporações.
Processos para implementação da Norma ISO 39001
Para implementar essa norma é necessário seguir uma série de requisitos. Para aderir a esses processos, as empresas demoram, em média, 1 ano. Caso a corporação já conte com outra norma, essas etapas acabam sendo mais simples.
Após essa fase de adaptação, a empresa pode solicitar a auditoria. Essa verificação confere uma série de critérios e somente se a empresa for aprovada, ela recebe o certificado.
Após a certificação, também é necessário manter a normalização. A auditoria conta com revisões periodicamente. Solicite uma consultoria para saber mais!