Norma ISO 45001
As normas são muito conhecidas por empresas e indústrias. Além de serem fundamentais para o bom funcionamento das mesmas, elas têm um impacto social extremamente importante e vital.
Entre as normas está a ISO 45001. Ela pode ser implementada por qualquer corporação, independentemente do seu ramo ou porte. Conheça mais sobre essa regulamentação e seu processo de auditoria.
O que é a Norma ISO 45001?
Resumidamente, a normalização ISO 45001 é uma norma internacional e focada no Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional, também conhecido pela sigla SGSSO.
O principal objetivo dessa normalização é focar na melhoria contínua da Segurança do Trabalho nas empresas e corporações. Também é importante ressaltar que toda essa norma foi pensada a partir dos dados da OIT, a Organização Internacional do Trabalho.
Segundo a própria organização, todos os anos, mais de 2 milhões de pessoas acabam perdendo a vida por sinistros ou doenças causadas pelo trabalho. Esses dados comprovam ainda mais a relevância dessa norma.
Por que seguir a Norma ISO 45001?
A Norma ISO 45001 só soma vantagens às empresas e aos trabalhadores. Entre os benefícios principais estão:
- Maior controle e gerenciamento dos riscos;
- Redução considerável dos acidentes de trabalho;
- Melhora na qualidade de vida dos funcionários;
- Diminuição dos custos com afastamentos e acidentes trabalhistas.
Além de somar uma série de benefícios aos colaboradores, essa norma ainda traz vantagens para as empresas, uma vez que a diminuição dos acidentes de trabalho acarreta também na redução de rotatividade da equipe e possíveis afastamentos médicos.
Um outro benefício é a eliminação ou diminuição drástica de possíveis multas trabalhistas por acidente ou sinistros no ambiente corporativo, um fator vantajoso para a saúde dos colaboradores e para as corporações.
Requisitos para a certificação
Para que a empresa seja certificada, é necessário que ela cumpra uma série de requisitos legais da Norma ISO 45001. Entre os processos exigidos estão a implementação e a melhoria contínua dos Sistemas de Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho.
Além disso, também é importante que as corporações determinem todas as fontes de possíveis riscos aos seus colaboradores. Após essa análise, é imprescindível reduzir ou eliminar por completo esses riscos. Conte com a CVM Consultoria para auxiliá-lo na implementação de um sistema de gestão robusto capaz de detectar e reduzir os índices e taxas de acidentes ocupacionais. Temos uma equipe preparada para lhe auxiliar. Conte conosco!